Friday, March 18, 2011

TickerTXT - mercados comunitários para todos, em qualquer lugar e momento

O que é o TickerTXT?
TickerTXT é um ´startup project` e aplicável de forma flexível. Consiste em um conceito que ganhou prêmios de porte (´Hasso-Plattner-Ventures-Award` e ´Seedcamp` - Berlin, London 2008) por ser eleito o projeto de empreendimentos sociais mais promissor, com uma tecnologia que é operada por grupos organizados a nível local e regional, gerando e aplicando instrumentos e ferramentas para melhorar a comunicação e coordenação.

Os beneficiários são micro-empresários organizados, tanto pelo lado produtor quanto pelo lado do comércio, associações e cooperativas, especialmente da agricultura familiar e dos respectivos mercados.
Usamos a comunicação sobre SMS, MMS etc. via telefone móbil e Internet (servidor), com códigos, abreviaturas e planilhas consensuados entre os participantes. A um custo mínimo para grupos organizados quanto para pessoas individuais oferecemos a possibilidade de se comunicar e coordenar principalmente via SMS, utilizando uma série de aplicações úteis (software como ferramenta específica) para finalidades definidas pelos usuários. Eles próprios decidem sobre as regras e autorizam o acesso ao sistema de comunicação criado através do ‘compassotxt’ (nome provisório para TickerTXT) e o usam como o meio principal para comunicação em grupo, evitando várias, multiples chamadas e e-mails.
Princípios de TickerTXT são a livre („ad hoc”-) comunicação imediata entre os participantes através da emissão de mensagens diretamente para pessoas individuais ou para um endereço simples de receber para grupos, empresas etc.
Participam minimamente um número total de 200 à 500 pessoas (até no máximo 1000) com algum tipo de vínculo local ou regional, contato ou compromisso entre eles/elas, podem ser:
  • Associados e delegados (agentes) de cooperativas ou de outros grupos organizados
  • Realizadores de fretes, condutores e administradores; armazéns, manufaturas
  • Comerciantes, intermediários, atravessadores, atacadista, compradores a grande escala
  • Participantes periféricos ad hoc` (para „vendas de emergência“)
  • Restaurantes/Hotéis, Supermercados/Varejo, representantes de feiras e mercados institucionais


Futuros micro-negócios
TickerTXT permite anunciar ações, ou falando em termos do comércio, permite vender seus produtos em um futuro. Onde as ações serão utilizadas para aproveitar e melhorar as oportunidades geradas, as vendas datadas para uns dias em adiante permitem negociar melhor sobre preço e condição do frete – as pessoas de repente estão na situação de poder planejar e coordenar. Esta delegação de tarefas objetivando a agregação da produção da Agricultura Familiar ou de micro-empresários, formando ‘economia de escala´, antes somente era acessível para os atores de um comércio rico de capital; TickerTXT agora facilita a futura comercialização e futuros negócios para os participantes de mercados locais como agricultores familiares e comerciantes, realizadores de frete, armazenagem etc.

`Bolsa de mercadoria´ para agricultura familiar e para micro-empresários
TickerTXT oferece soluções logísticas e um sistema de intercâmbio para micro-negócios. A causa da sua fácil distribuição e barreiras de acesso muito baixas, estas ´bolsas de mercadoria´ oferecem oportunidades de retorno econômico também para comunidades e grupos organizados com o mercado local e regional ainda pouco desenvolvido. Este tipo de aplicação em grupo para os participantes de diversos mercados é adaptável segundo a região e suas especifidades culturais, sua linguagem de negócios e suas regras de comercialização formais e informais.


Solução para mercados ineficientes
A ONU e o Banco Mundial estimam que 50% da produção agrária em regiões pobres não está sendo comercializado, um total de 30 % da zafra se perdem. Entraves principais para a comercialização na agricultura familiar e para a agregação de micro-negócios em geral são a precária logística, falta e deficiências de infra-estrutura e comunicação, problemas de organização e o difícil contato com o mercado.
Pensamos que é hora de equipar as pessoas destes ´mercados disfuncionais´ com as ferramentas e as tecnologias para resolver os problemas onde acontecem, na sua origem, disponibilizando as possibilidades e os meios para competir. TickerTXT avisa melhorar o acesso aos mercados de produtos de organizações da agricultura familiar e de micro-empresários, permitindo um retorno econômico substancial para os participantes dos mercados.
Onde tiver custos a causa de deficiências de transparência e coordenação de grupos maiores, TickerTXT facilmente pode ser distribuindo melhorando rapidamente logística e organização na área de comercialização e aumentando o nível de informação e transparência referente aos mercados.
Queremos fazer acessível a influência mais poderosa que possuímos, o poder das comunidades, o poder de mais de um!

O TickerTXT
  • oferece os instrumentos para comunicação, registro e realização de aplicações em grupo a um custo mínimo. Os beneficiários utilizam o TickerTXT como o meio principal para comunicação em grupo, evitando várias, múltiplas chamadas e e-mails.
  • cria mais transparência para todos os participantes sobre o desenvolvimento da produção (quantidade e qualidade), sobre demanda e oferta do mercado ou sobre infra-estrutura e capacidades locais e regionais (transporte/frete, armazenamento com refrigeração, processamento etc. ), geralmente sobre a logística e infra-estrutura para comercialização.
  • assegura a rastreabilidade, a origem, a estadia e o destino dos produtos em fases da produção e comercialização, reunião e distribuição (p.ex. para procedimentos de certificação).
  • funciona como `Bolsa de Mercadoria´ comunitária e aumenta a transparência dos mercados locais e regionais, como conseqüência também as oportunidades de negócios sustentáveis; melhora o acesso a novos mercados, a fornecedores e produtos novos e diversificados e a uma cadeia de suprimentos qualificada. Nas áreas de informação e comunicação diminui os custos de transação para todos os participantes.
Udo Fickert, M.Sc.Agric. - consultant & coordination South America
Udo.Fickert@TickerTXT.org

    1 comments:

    Patricia Howell said...


    Hi there friends, good article and fastidious urging commented at this place, I am genuinely enjoying by these. paypal login my account